quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Reutilização de Caixotes

Pedimos desculpas, pela falta de post mas como a equipe é feita de universitárias durante essas semanas estivemos em palestras e fazendo provas, mas voltamos com varias ideias e projetos.
Todo final de feira é sempre igual, sempre ficam umas caixas pra traz. Quer saber o que dava pra fazer com essas caixas, e mudar um pouco a cara da nossa casa?
 
Na internet é fácil encontrar dicas, e tutoriais de  diversos acessórios pra decoração feitas com essas caixinhas batidas mas também charmosas, e olha que não achei só  aquelas decorações estilo “artes-manuais” que a gente vê por ai não. De ambientes mais simples a coleções de design, utilizar os caixotes de feira rústicos, decorados ou até os redesenhados  pode levar a decoração de interiores para um lado mais retrô-urbano que valoriza qualquer espaço, isso vai da sua disposição e ousadia para jogar com esses elementos.

 

Para criar esse lindo móvel acesse





A caixas sem acabamento dão um ar mais rustico e clássico na Casa.



 Incrível como uma simples caixa além de útil pode se transformar em algo decorativo e melhor, sem gastar uma fortuna em um móvel novo, apenas adaptando rodízios ou qualquer outra coisa que a  sua criatividade inventar!



As duas a seguir vi no cacareco.net, a estante é muito charmosa e um tamanho ideal para qualquer cantinho, versátil, pois você pode mudar de lugar conforme a sua necessidade!



As mesas de apoio também são importante aliadas para as pessoas que apreciam a uma boa leitura, pois acomodam livros e revistas que estão lendo para que fiquem fáceis de serem encontrados, além de acomodarem óculos de leitura, abajur e marcadores de página.
No dia a dia as mesas de apoio são muito úteis, mas quando o morador recebe visitas em casa elas são imprescindíveis. Isso porque quando recebemos parentes e amigos em casa, costumamos recebê-los servindo algo para comer e beber, como um café, sucos, refrigerantes, cervejas e petiscos.
E para deixar os convidados bem à vontade, nada melhor do que contar com uma mesa de apoio para que acomodem os copos e pratos, já que não é confortável conversar segurando esses utensílios.
E para escolher a mesa de apoio ideal ao ambiente desejado, não tem segredo: basta que ela combine com os demais móveis existentes no local, como sofás e estantes. Caso não encontre o móvel de seu agrado, ou esteja com o orçamento apertado para a compra de um produto novo, que tal você mesmo fazer a mesa de apoio para a sua sala de estar ou quarto?
 
E não se esqueçam para encontrar mais dica acesse nossa fanpage, no facebook curta a pagina e receba todos os dias dicas incríveis.
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dica do Dia


Nos dias 15 a 19 deste mês, vai rolar na Universidade Mackenzie aqui em São Paulo, a semana Viver Metrópole, mais conhecida pela semana Design, nesses dias ocorrem diversas palestras e workshop de diversos assuntos, ligados ao Design tanto Visual quanto de Produto e uma boa dica é oque vai rolar na quinta-feira das 21:00 as 23:00 Talk show sobre sustentabilidade e ecologia relacionado ao design e cotidiano, com diversos palestrantes como Ivo Pons, Miguel Mister entre outros.

Para mais detalhes acesse: https://www.facebook.com/SustenTALK

É uma oportunidade Unica de Debater sobre esse tema tão comentado com os Especialistas

Lâmpadas viram vasinhos

Pra começarmos bem a semana, nada melhor do que arranjos de flores.Passeando pela Rua Augusta aqui em São paulo, me deparei em uma vendinha com, alguns mini-vasos feitos com o bulbo de vidro das lampadas incandescentes. Elas praticamente caíram em desuso por gastarem muita energia elétrica, mas podem se transformar em vasos bem originais para acomodar flores em várias partes da casa. Aqui estão algumas possibilidades de uso.




Outra alternativa e somente retirar o miolo de vidro e usa-las como uma vaso tradicional.

Em nossa página do Facebook estaremos postando o Passo-a-passo de como criar a sua em casa 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Reutilizando Pallets

Diferentemente da reciclagem, que destrói o material para criar um novo, essa prática dá uma nova serventia para algum objeto utilizado anteriormente em outra função. É nesse momento que entram em cena os pallets, que têm como papel inicial auxiliar no transporte de cargas em empilhadeiras.
Na hora de decorar e recriar um ambiente, os pallets viraram tendência, devido ao baixo custo, muitas vezes empresas jogam fora esse produto, ou no caso o valor medio de um pallets sai na faixa de R$7,00 a R$15,00 reais dependendo do tamanho,  à facilidade de composição com diferentes ambientes, além de permitir a reutilização de um material que iria para o lixo. Não acredito em peças de design sério e sisudo a partir de materiais reciclados. Bom senso e limpeza na proposta ajudam na composição final.



A arte de reciclar pallets é uma excelente idéia de sustentabilidade e, além disso, é possível obter um ambiente aconchegante e único, basta usar a criatividade.



beliche feito com pallets.


Para um ambiente mais sóbrio este sofá com base de pallets patinadas e colchão dão bem conta do recado. 

Lembrando a todos para saber um pouco mais sobre esse produto, e conhecer mais referencias, curta nossa fan page no facebook.


terça-feira, 8 de outubro de 2013

O dia das crianças esta chegando

E nada melhor, que incentivar o seu filho a  reciclar, essa é a ideia desse post: fazer brinquedos reciclados com embalagens e outros itens que iriam para o lixo. As crianças adoram brinquedos diferentes e tem muito o que aprender com esse tipo de brinquedo. E há algo também muito interessante, que é a possibilidade de você construir um brinquedo com a ajuda do seu filho e ao mesmo tempo educá-lo. Nesse post serão postado as idéias e alguns passo a passo mas na nossa fan page no facebook você vai encontrar mais tutoriais e dicas para criar brinquedos fantásticos. No entanto, com criatividade e observando a imagem é totalmente possível construir os brinquedos mostrados. Para isso você vai precisar de materiais reciclados, faca, arame, alicate, cola, tinta e um pouco de dedicação.
Você pode fazer a sua parte para construir um mundo melhor! Então, mãos à obra!
Uma shape de Skate velho pode se tornar um balança super divertido.

Essa proposta feita pela Designer Rompiscatole, é bem interessante desenvolver uma casinha com caixas de papelão.

 Garrafas pet recebem uma pintura metálica e agora são um propulsor a jato.





Essa foi uma das ideias que mais achei interessante, uma caixa de areia com tampa deita de palets.
Esse é um projeto bem fácil de fazer, pé-de-ata, mais  informações de como fazer 


Temos ainda muitas ideias na nossa página no facebook, acesse e curta a página todos os dias estamos enviando ideias para melhorar o seu dia a dia. https://www.facebook.com/pages/Mackdesign/1417374751824792

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Lustres de papelão

Bem sou suspeito para comentar sobre lustres sou apaixonado por esse tipo de produto ainda mais sendo ecologicos, e pesquisando na intenert encontrei uma materia sobre a VICARA, é uma marca com sede em Lisboa dedicada com produtos que exploram as fronteiras do design. 
A loja produz lustres e luminárias super simpáticas com foco na sustentabilidade.
Note que o papelão não é apenas um produto fácil de reciclar, mas a logística de fabricação e transporte tem uma baixa pegada ambiental.
Veja nosso álbum abaixo e conheça mais a empresa aqui ~> www.vicara.org








EcoDesign


Design ecológico ou ecodesign é o termo para uma crescente tendência mundial no campo de design, em que o objetivo principal é desenvolver produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não-renováveis e/ ou minimizem o seu impacto ambiental sendo assim amigáveis para o meio ambiente.

Impacto ambiental
Conforme o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) citado por Reis (2002, p.5), “podemos conceituar impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente afeta: 
  • ·         saúde
  • ·         segurança e o bem-estar da população
  • ·         atividades sociais e econômicas
  • ·         biota - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente
  • ·         qualidade dos recursos ambientais”.

Sabemos hoje que grande parte dos problemas ambientais atuais foram causados pela mesma engenharia, design, manufatura tradicional que sempre desconsiderou qualquer posterior impacto ambiental na hora de projetar, manufaturar, transportar e vender bens e serviços.
O ecodesign é a aplicação prática de requisitos ambientais de projeto desde o inicio, substituindo então a matéria-prima, materiais, tecnologia, processos, manufatura por outros menos nocivos ao meio ambiente.
Devemos lembrar que o design ecológico além de um papel tecnológico, de otimização, também tem um papel educativo, já que conscientiza o consumidor sobre o seu presente impacto negativo no ambiente, e como é possível minimizar esse impacto negativo pelo consumo de produtos, sistemas, serviços ecológicos.
O ecodesign é, acima de tudo, o reconhecimento de que como civilização devemos aproximar-nos novamente da Natureza e aprender ou reaprender dela os seus processos naturais e aplicá-los quando possível ao mundo material e artificial do homem.


A responsabilidade ambiental deve ser vista, atualmente, pelas empresas não como um “gasto a mais”, mas sim como um investimento no meio ambiente. Uma mudança dos sistemas produtivos através da reorganização e projeto de seus sistemas industriais podem facilitar a eficiência econômica e contribuir diretamente com a minimização dos impactos causados. Desta forma, “[...] o desenvolvimento sustentável tem se tornado lema de muitas empresas que descobrem as vantagens competitivas na conservação dos recursos naturais e consciência ambiental [...]” (VENZKE; OLIVEIRA; VIEIRA, 2000).
Desta forma, o Ecodesign pode ser definido como um conjunto de práticas voltadas à concepção de produtos e processos eco eficientes, tendo como foco os objetivos ambientais, de saúde e segurança, durante todo o ciclo de vida destes produtos e processos, o que o torna vital para as empresas que tem responsabilidade ambiental e é de suma importância para o sucesso destas empresas, nos dias atuais, pois reduz os custos, através do melhor aproveitamento energético e de matéria prima, menor geração de resíduos, promovendo inovações em produtos que atraem novos consumidores (FURTADO, 2000).
A implantação do conceito de ecodesign na produção é um desafio, principalmente pelos seguintes motivos: necessidade de pessoas qualificadas, os sistemas de manufatura que não quantificam eficazmente os desperdícios de materiais e energia, o potencial de reciclabilidade das matérias primas e uma análise efetiva do ciclo de vida dos produtos. (ETCHEPARE, 2005)
 Deve-se começar verificando de que maneira o Ecodesign pode contribuir para a lucratividade e desenvolvimento dos negócios, avaliando os custos e benefícios, ao longo do ciclo de vida, de forma satisfatória, trazer para dentro da empresa a discussão do assunto, desenvolvendo o conceito de Ecodesign na empresa, principalmente nos níveis gerenciais, elaborando uma política ambiental na empresa, decidindo quanto esforço será gasto para implementá-la e o que é importante para a empresa. Criando um plano de implementação do ecodesign, incluindo os participantes do processo, e o tempo disponível,bem como as formas de comunicação, identificar materiais na entrada e saída, as atividades de produção e administrativas, determinando os mais significativos, para que sejam priorizados na elaboração do projeto e por fim a implementação do projeto ambiental, através das mudanças necessárias nos processos, procedimentos de trabalho e metas a serem atingidas. É necessária também, uma revisão do processo em intervalos regulares para mensurar o quanto das metas está se atingindo (KUO; HUANG; ZHANG, 2001).
Princípios do Ecodesign

  • Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não-tóxicos ou de produção sustentável ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricação.
  • Eficiência energética: utilizar processos de fabricação com menos energia.
  • Qualidade e durabilidade: produzir produtos que durem mais tempo e funcionem melhor a fim de gerar menos lixo;
  • Modularidade: criar objetos cujas peças possam ser trocadas em caso de defeito, pois assim não é todo o produto que é substituído, o que também gera menos lixo.
  • Reutilização/Reaproveitamento: Propor objetos feitos a partir da reutilização ou reaproveitamento de outros objetos; projetar o objeto para sobreviver seu ciclo de vida, criar ciclos fechados sustentáveis.

Apresentação


Esse blog foi criado, com base em um trabalho de faculdade, com o intuito de trazer novas referencias para a reutilização de certos itens, os mais comentados da atualidade os Materiais Recicláveis, porem na visão de 3 futuros designers tais materiais, são reaproveitados de uma forma muito simples e básica.
A segunda vida de um produto.É este o principal conceito deste projeto, o reaproveitamento e reutilização de produtos como garrafas, palets, alumínio e demais produtos que podemos dar uma segunda vida.
Materiais recicláveis?! Esta é muitas vezes a pergunta e exclamação das pessoas, mas é verdade, este é um projetos que pretende ser ecológico, utilitário e original e tais materiais possuem um enorme potencia, quer pela textura, desenhos, tamanho,e muitas vezes esses materiais são usados sem que se perceba as suas verdadeiras capacidades.
O Designer Ecológico, para além de ser o nome deste projeto, é também um conceito do qual pretendo respeitar e seguir em todos os objetos que produzir.
Queremos desenvolver algo que não dure apenas 6 meses mas algo que seja levado durante anos, tentaremos postar algo todos os dias, dicas de crianção de produtos, informações de cursos, eventos, noticias e tudo ligado ao eco-design.